Fabricação de Chiller


Refrigeração Industrial - Fabricação de ChillerChillers – Tecnologia Avançada e Satisfação Garantida

O que é um chiller?

Inúmeros processos precisam ser resfriados por meio de um fluxo contínuo de água fria. O chiller, que incorpora em um gabinete fechado todos os componentes necessários para o fornecimento contínuo de água gelada com controle preciso de temperatura, é a resposta para esta necessidade.

Qual a temperatura usual da água gelada de um chiller?

O chiller padrão pode ser ajustado pelo operador na faixa de 5°C a 25°C. Com a utilização de uma solução de anti-congelante na proporção correta a temperatura pode ser estendida, com pequenas alterações no chiller, até -5°C. Chillers especiais operando até -35°C são usados em algumas aplicações, notadamente na conformação de sabonetes. É importante lembrar que a capacidade do chiller depende da temperatura da água.

Chiller condensação a água ou a ar?

Chillers operam em um clico frigorífico. Todo o calor retirado da água somado ao gerado pelo compressor precisa ser dissipado no condensador. Atualmente, há uma tendência por chillers que usam o ar ambiente para o resfriamento do condensador. A alternativa de condensação com água de torre de resfriamento ou de drycooler pode ser vantajosa em certas situações.

Central de água gelada ou unidades independentes?

A definição depende de inúmeros fatores, incluindo espaço disponível, previsão de expansão, limitações orçamentárias e políticas de redundância.

Chillers com refrigerante ecológico?

O refrigerante R-22 é ainda usado no Brasil, embora não seja ecológico. No exterior o R-410A está se firmando como substituto definitivo do R-22, porém o R-407C é ainda uma alternativa usada com frequência.

Necessito de reservatório de água?

O chiller padrão é dotado de reservatório interno suficiente para uma operação confiável em circuito fechado pressurizado. Existe a opção de chillers projetados para circuito aberto caso o cliente disponha de um reservatório externo.

A MV Refrigeração não poupa esforços para assegurar a plena satisfação dos clientes. Os equipamentos são constantemente atualizados de acordo com as tendências tecnológicas mundiais. São projetados e fabricados com foco na economia de energia, confiabilidade, durabilidade e facilidade de operação e manutenção.